Titulo do Site

Associação Recreativa e Esportiva para Crianças e Adolescentes

SOBRE NÓS

No início dos anos 2000 a educação através do esporte era um campo pouco explorado no Brasil. No estado do Ceará, poucas pessoas haviam ouvido falar sobre projetos nessa área. Menos pessoas ainda tinham conhecimento do conceito Esporte & Desenvolvimento Humano.

1 . A ARCA – Associação Recreativa e Esportiva para Crianças e Adolescentes é a instituição pioneira, no Ceará, na implantação de projetos sociais dentro deste conceito. A entidade foi criada em 14/11/ 2001, por dois professores de educação física ( Onno Raadsen e Milza Gomes Raadsen), com a missão de promover e fomentar o esporte e as atividades lúdico-recreativas, como instrumento eficaz para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens, notadamente aqueles de baixa renda. Desde a sua criação até os dias atuais a ARCA mantem sua missão e atua também na formação de líderes juvenis. Atualmente, a ARCA possui sede administrativa em Fortaleza e desenvolve projetos também no municípios de Caucaia e Maranguape-Ce. Todas os projetos/ações da entidade são pensado e organizados em duas linhas de atuação: 1 - Esporte e Desenvolvimento humano 2 / 2 - Cidadania e participação social.

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

1) Desenvolver atividades de forma articulada e em rede com associações, escolas e outras organizações públicas e privadas valorizando suas expressões e manifestações;
2) Fomentar o protagonismo de jovens de baixa, através de metodologias complementares à educação formal, encorajando-os a intervir em sua realidade local, com ênfase no respeito a si mesmos, ao outro e ao meio ambiente;
3) Contribuir para a formulação de políticas públicas principalmente aquelas de acesso às atividades esportivas e de lazer como um direito fundamental de todos;

Como uma instituição do segmento da sociedade civil, a ARCA persegue, para além da competência técnica, no desenho e implantação de seus projetos, condutas de militância social. Assim, a organização participa de Conselhos de direitos e de Fórum de discussão em torno de avanços necessários para as políticas públicas sociais. Para além disso, nos últimos dez anos, a ARCA aperfeiçoou sua metodologias e criou diversos produtos didáticos/pedagógicos, disseminando novos conhecimentos e práticas na área do esporte educacional e de participação. Sua equipe conta com profissionais que há mais de 22 anos atuam no 3º setor e participam de espaços de articulação de políticas públicas integradas ao SGD - Sistema de Garantia de Direitos.

Com 17 anos de atuação a ARCA acumula uma vasta experiência na criação, implantação e desenvolvimento de projetos sócio esportivos no estado do Ceará. Entre eles, destacamos a implantação do seu primeiro projeto (Brincando na rua), em 2002/2003. Sendo que em 2004 a gestão pública de Fortaleza utilizou a metodologia deste projeto como exemplo de política pública na área do esporte. Em 2006 a ARCA foi convidada pela Secretaria Estadual de esporte do Ceará para implantar e gerenciar dois grandes projetos sócio esportivos (projeto Viva + e projeto Mão Amiga), atestando ainda mais a credibilidade institucional e a capacidade técnica e expertise da sua equipe de colaboradores na área do Esporte & Desenvolvimento Humano.

Em 2007, a ARCA realizou as primeiras atividades na área de formação de líderes juvenis através do esporte e com isso criou o curso ADAs (Agentes de desenvolvimento da ARCA), com o objetivo de potencializar e qualificar o público juvenil dos seus projetos para atuarem como multiplicadores dentro de suas próprias comunidades e ao mesmo tempo incentivá-los a continuarem estudando. Nesse período todas as ações do projeto foram financiadas através de uma parceria com a fundação holandesa ICCO e Wilde Ganzen (2006 – 2010). Entre os anos de 2009 a 2014, a ARCA chancelou um total de 5 projetos junto ao Ministério do esporte (Lei de Incentivo ao Esporte), possibilitando com isso a ampliação da sua base de apoiadores/financiadores nacionais e criando também uma importante rede de parceiros locais.

NÚCLEOS DE ATUAÇÃO

Núcleo Caucaia

Núcleo Fortaleza
(Sede administrativa)

Núcleo Maranguape

“A ARCA reconhece a natureza pedagógica do esporte e do jogo e acredita na sua força agregadora como um instrumento eficaz para criar e desenvolver melhores oportunidades de vida para crianças e adolescentes.”

Profa. Milza Gomes Raadsen - Sócia fundadora da ARCA

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Normalmente pensamos o esporte no seu sentido mais estrito, como uma atividade física ligada à competitividade ou à promoção da saúde física. Na verdade, ele encerra um significado muito mais amplo do que esse, quando compreendido como formação pedagógica e social e como prática educativa construtora de valores humanos. Assim, englobando uma infinidade de atividades diferenciadas, o esporte e em especial as diferentes possibilidades do jogo é fundamentalmente uma manifestação de sociabilidade, podendo ser um dos agentes dentro do processo educacional de crianças, assim como um instrumento poderoso para a transformação social de pessoas e/ou comunidades.

A proposta pedagógica da organização segue uma linha metodológica embasada na visão de educação integral do Ser, e é orientada por bases teóricas que defendem e priorizam o desenvolvimento humano. As atividades dos projetos são pensadas e planejadas com base nos Quatro pilares da Educação (Delors, 1998), e no Circulo das Competências (método de trabalho criado pela ARCA em 2007). Dentro da proposta pedagógica da ARCA, a presença do educador é fundamental no cotidiano dos projetos, não só para a orientação das atividades ou para a avaliação do desenvolvimento físico, intelectual e social dos participantes, mas, sobretudo pela presença afetiva junto ao publico alvo, pois acreditamos que esta relação afetiva e amorosa é um fator para a construção e o estabelecimento de novas aprendizagens sociais a serem atingidas coletivamente. No trabalho de formação dos educadores que atuam diretamente com o público infanto juvenil, a proposta pedagógica enfatiza e trabalha com três pontos fundamentais, sendo eles:

- Dedicação

- Paciência

- Amor

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Estimular, através das diferentes manifestações do Esporte e dos jogos, o desenvolvimento de competências em crianças, adolescentes e jovens nas faixas etárias de 06 à 26 anos, que servirão de apoio para que eles próprios dêem uma direção em suas vidas de maneira que alcancem uma participação positiva na sociedade.

Ensinar crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 06 à 26 anos a participar, de maneira responsável, da cultura do movimento através da oferta de atividades prazerosas dentro de um meio prazeroso/motivante de passar o tempo livre.

VOLTAR